Didática no cárcere II

Roberto da Silva (Org.)

Esta obra de caráter experimental , foi concebida para ser desenvolvida por profissionais da Educação que lecionam em unidades de custódia da Secretaria da Administração Penitenciária, tanto em regime fechado quanto em regime semiaberto, inclusive em Centros de Detenção Provisória e em classes de escolas vinculadoras localizadas em unidades de internação da Fundação CASA, todas em São Paulo.

Esta proposta pedagógica deve possibilitar aos profissionais da Educação, lidar com os vários fatores que condicionam ou interferem na nobre tarefa de fazer a Educação em Regimes de Privação da Liberdade. É disso que tratamos e é o que esperamos.

Disponível em: Giostri

A dona das chaves

Autor: Julita Lemgruber, Anabela Paiva

Sinopse: Em A dona das chaves, escrito em parceria com a jornalista Anabela Paiva, Julita Lemgruber abre as portas do mundo das cadeias e nos leva às celas, gabinetes e corredores de um sistema prisional marcado por violência, corrupção e atos surpreendentes de coragem e generosidade. A narrativa envolvente tecida por Julita e Anabela fornece informações do sistema carcerário, expõe a situação precária dos presos, a violência e as dificuldades para a resolução dos problemas. A dona das chaves revela um mundo desconhecido do grande público e a importante missão da ex-diretora do Desipe, marcada por vitórias e derrotas, surpresas e decepções.

Presos que menstruam

Autor: Nana Queiróz

Sinopse: A brutal vida das mulheres – tratadas como homens – nas prisões brasileiras. Reportagem sobre o cotidiano das prisões femininas no Brasil, um tabu neste país, Nana Queiroz ouvi e dá voz às presas (e às famílias delas). Livro obrigatório à compreensão de que não se pode falar da miséria do sistema carcerário brasileiro sem incorporar e discutir sua porção invisível.

Educação para Jovens e Adultos em Situação de Restrição e Privação de Liberdade

Autor: Elionaldo Fernandes Julião

Sinopse: Esta publicação apresenta as diferentes questões e perspectivas políticas assumidas pelo poder público com relação a política de educação implementada para os jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade no país; as principais concepções teóricas e pedagógicas que a fundamentam; a análise de experiências em andamento; e os encaminhamentos implementados para a consolidação da política.