Possibilidades para a profissionalização de mulheres privadas de liberdade : o caso de um Curso de Maquiagem Artística e Estética

 Autor: Daniele Adriana Braz

Resumo: O presente estudo tem como foco analisar duas edições de um curso de maquiagem artística e estética oferecidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), para detentas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), com o objetivo de problematizar projetos educacionais direcionados às mulheres privadas de liberdade, especialmente àqueles que integram a qualificação profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que são apresentadas e analisadas as perspectivas dos sujeitos participantes (BOGDAN E BIKLEN, 1982 apud LUDKE E ANDRÉ, 1986), não apenas para “contar opiniões”, mas para refletir sobre as diferentes representações sobre o assunto em questão, apontadas pelos sujeitos. A coleta de dados, para esta pesquisa, foi feita através de entrevistas semi estruturadas, a partir de tópicos-guia (GASKELL, 2002). Foram entrevistados: professores, detentas, gestores do IFRS, que atuaram nas duas edições do curso de maquiagem, e uma agente penitenciária. Partindo dos enfoques na gestão, no currículo e nos direitos humanos das mulheres, foi possível refletir a respeito das duas edições do referido curso. Nossas análises consideram que os cursos ofertados para esse público, tendo em vista os princípios da Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade e ao fato de tratar-se de propostas direcionada ao público feminino precisam, além de integrar o conhecimento da profissão com as diferentes áreas do conhecimento, problematizar os direitos humanos das mulheres com vistas à emancipação destas e ao cumprimento dos objetivos previstos em Lei para a Educação Prisional.

Orientador: Aline Lemos da Cunha Della Libera

Área de concentração: Ciências Humanas:: Educação 

Instituição:  Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ano: 2015

Download: PDF

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.