Competências e habilidades do bibliotecário no contexto prisional: percepções no curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Autor: Claudia Miranda de Araujo

Resumo: O objetivo deste estudo consiste em compreender as competências e habilidades do bibliotecário prisional, na estrutura do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a partir do ementário dos componentes curriculares. Identifica os entendimentos históricos penais, objetivos e análises sobre a biblioteca no espaço prisional, e a situação atual nos presídios brasileiros. Indaga a questão da ética bibliotecária, considerando a prática da leitura necessária, propondo viabilizar o acesso a informação dos usuários-detentos. A construção desse trabalho compreende o pouco aporte bibliográfico como reflexo da escassa discussão no meio acadêmico.

Orientador: Geni Chaves Fernandes

Área de concentração: Biblioteconomia

Instituição: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro /Ano: 2017

Download: PDF

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.