Atuação profissional e percepções sobre a temática biblioteca prisional: o discente em biblioteconomia da UFF, UFRJ E UNIRIO em foco

Autor: Renata Figueiredo dos Santos

Resumo: Este estudo objetivou verificar se os futuros bibliotecários, egressos dos cursos de Biblioteconomia de Bacharelado e Licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) possuem interesse de atuação em bibliotecas prisionais. Igualmente discute a importância da biblioteca prisional, o nível de conhecimento destes discentes acerca da temática e seu nível de engajamento na popularização do tema. Pesquisa de natureza bibliográfica e de campo (quanto à fonte de coleta dos dados), exploratória (quanto ao seu objetivo), e, do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados, com abordagem qualitativa e quantitativa. Utiliza questionário estruturado como método para coleta de dados. Conclui que os estudantes têm conhecimento superficial sobre o tema, têm frequentado eventos sobre o mesmo e gostariam de atuar em projetos e ações de engajamento para promoção da temática. Igualmente apresenta que a maioria não tem interesse em atuar em bibliotecas do sistema prisional. A pesquisa também revelou que os discentes gostariam que o tema fosse mais debatido no âmbito acadêmico e que não consideram sua atual formação adequada às exigências que se fazem neste ambiente.

Orientador: Dayanne da Silva Prudencio

Área de concentração: Biblioteconomia

Instituição: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Ano: 2018

Download: PDF

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.