Reconstruindo Elos: uma experiência de extensão no espaço das prisões e nas unidades socioeducativas de Alagoas

Autor: Ademir Santos da Silva, Elaine Pimentel, Jéssica Baêta de Azevedo Carvalho, Laura Fernandes da Silva, Ruth Vasconcelos

A extensão universitária constitui-se num importante caminho de formação acadêmica, através da qual os estudantes praticam intervenções em diferentes contextos sociais, possibilitando-lhes conhecer realidades extramuros e vivenciar trocas de saberes com os sujeitos sociais inseridos em diferentes realidades. No caso específico, trazemos o relato de uma experiência extensionista, ocorrida no âmbito do sistema prisional e nas unidades sócio educativas no Estado de Alagoas, envolvendo estudantes dos cursos de Direito, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). As dinâmicas prisionais, que são marcadas por estruturas arquitetônicas e práticas mortificantes (GOFFMAN, 2003), numa conjuntura de encarceramento em massa (GARLAND, 2010), ensejam um conjunto de reflexões sobre os sentidos da pena privativa de liberdade, bem como sobre a relação entre as experiências subjetivas vivenciadas no cárcere e o retorno ao convívio social pleno. São urgentes e necessárias reflexões em torno das concepções de ressocialização, reintegração, reeducação e outras, sobretudo diante das sistemáticas violações à dignidade humana, verificadas no cotidiano carcerário e no sistema de internação, que minam a capacidade de os sujeitos aprisionados vivenciarem sua condição de sujeitos de direitos. Por isso, uma ação extensionista que trabalha a dimensão da cidadania e dos direitos fundamentais e sociais, através de uma intervenção nos espaços de segregação (prisões e unidades de internação), tem sido uma experiência bastante frutífera, tanto para os estudantes, como para os sujeitos encarcerados e os/as adolescentes interno/as, considerando que se trata de uma prática que acontece sob o código do respeito e responsabilidade, imprescindíveis para a troca de saberes que constitui o cerne da extensão universitária.

Download: PDF

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, especialização em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS e MBA em Gestão da Informação em Saúde pela UNISA. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo (FACIS) e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.