Redenção pelos livros

Projetos de leitura contribuem para a remição de pena de detentos

Reintegração social de detentos ainda é um assunto que gera muita discussão entre especialistas da área. Com pouca qualificação profissional e poucas chances de retornar ao mercado de trabalho devido à “ficha” na polícia, muitos voltam a cometer crimes. Para dar uma nova chance àqueles que buscam um recomeço, a educação aparece como uma das principais ferramentas para facilitar essa reinserção na sociedade. Em sintonia com essa demanda, a PUC Minas vem atuando em projetos de incentivo à leitura que, além de prover a formação educacional dos detentos, contribuem para a remição de pena dos condenados que aderirem à iniciativa.

Com esse objetivo, o Curso de Letras do campus Coração Eucarístico, por meio de parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), iniciou em novembro de 2015 o projeto Pelas Letras, que realiza oficinas de leitura na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Santa Luzia. “A cada 30 dias, o detento pode ler um livro; e a cada livro lido, são reduzidos quatro dias de sua pena total”, explica a professora Daniella Lopes, do Curso de Letras, que é coordenadora da iniciativa.

O projeto foi muito bem recebido pela instituição, que preza pela educação e formação dos recuperandos, como são chamados os detentos que cumprem pena na Apac. “Contamos com um número mínimo de profissionais de segurança e os serviços de portaria, cozinha e manutenção são realizados pelos próprios recuperandos. Nossa filosofia de trabalho favorece a realização de projetos como este”, afirma Humberto Andrade de Castro, diretor da Apac.

Leia o artigo completo

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.