Docência na socioeducação

Organizadora: Cynthia Bisinoto

Apresentação: O escritor Terentianus Maurus nos diz em um de seus versos que “os escritos têm seu destino de acordo com a capacidade do leitor” – pro captu lectoris habent sua fata libelli-, ou simplesmente, em mais uma tradução mais livre, “os livros têm seu próprio destino”. Este livro, que ora apresento, está entre os que devem atrair a atenção de muitos leitores, em especial os educadores sensíveis aos desafios inerentes à ação docente em contexto socioeducativo, pois seu objetivo é extremamente nobre, pela natureza do tema abordado.

O livro é a culminância do trabalho de alguns professores que atuaram em um curso de aperfeiçoamento oferecido aos professores da rede pública brasileira que trabalham com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, tanto em meio aberto (prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida) quanto fechado (semiliberdade e internação), uma ação conjunta com a Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

O curso representou uma oportunidade de formação continuada, de revisão das ações e de reconstrução das práticas pedagógicas de docentes, de 8 unidades da federação, que atuam no contexto socioeducativo, revelando o compromisso da Universidade de Brasília enquanto espaço de transformação social e fortalecimento da identidade profissional docente. Com uma iniciativa pioneira, a UnB propiciou novos cenários de aprofundamento teórico e de troca de experiências entre os profissionais da educação, reiterando a importância da aprendizagem escolar na transformação das trajetórias infratoras dos adolescentes e no redirecionamento dos seus projetos de vida. Desse modo, contribuiu-se para um trabalho articulado de promoção do desenvolvimento da ação socioeducativa sustentada nos princípios dos direitos humanos, enquanto foram promovidos alinhamentos teóricos-conceituais, estratégicos e operacionais, estruturados em bases étcas e pedagógicas (…).

Leia a obra na íntegra

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.