“A Poesia não tem grades” existe desde 2003 e é uma iniciativa coordenada por Filipe Lopes, apoiada pelo Grupo O Contador de Histórias e pela CULTIV – Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania. Tem vindo a desenvolver sessões de promoção da leitura junto dos reclusos com o objectivo de promover a experimentação artística e assim contribuir para o desenvolvimento intelectual e pessoal daquela população.
É considerado de relevante interesse pela Direcção Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais e tem merecido a aceitação e a participação empenhada dos reclusos.
Foi apoiado financeiramente pela actual Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas nas primeiras edições, sendo posteriormente um trabalho realizado de forma inteiramente voluntária, com todos os custos suportados pela estrutura.
Em 2013, foi adicionada uma vertente formativa com o projecto “Palavra Chave” que procura formar e coordenar voluntários, motivando-os para a intervenção nos Estabelecimentos Prisionais da sua área de residência. Neste âmbito já decorreram acções em Bragança, Lamego, Grândola, Ponta Delgada e Lisboa.
Se pretende contactar para solicitar mais informações ou apoiar o projecto de alguma forma, pode utilizar o e-mail correio@apoesianaotemgrades.pt. Pode também seguir a página de Facebook em facebook.com/poesiasemgrades.