Socioeducação: fundamentos e práticas

Organizadoras: Carmem Maria Craidy, Karine Szuchman

Sinopse: Este livro é parte de uma longa caminhada de extensão e pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul que começou em 1997, quando a UFRGS inicia como unidade de execução de medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Trabalho que ampliou sua ação nos últimos anos com a integração com o Grupo 10 do Serviço de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito, o tradicional SAJU, e o Projeto Estação Psi do Instituto de Psicologia. A integração dos três programas resultou no PIPA – Programa Interdepartamental de Práticas com Adolescentes e Jovens em Conflito com a Lei, núcleo da PROREXT aprovado pelo CONSUN da Universidade. Nos 18 anos de trabalho ininterrupto, passaram pelos programas mais de 1.500 adolescentes; foram realizados vários cursos de extensão baseados na experiência e na produção do Programa que já publicou três livros, além de textos menores de orientação ao trabalho; e foram, ainda, promovidos Simpósios Internacionais. O Programa é local de estágios e campo de pesquisa para graduação e pós-graduação.

O curso de extensão que originou este livro, batizado com o nome de “Educação no Sistema Nacional Socioeducativo”, foi realizado de agosto a dezembro de 2014, pelo PIPA/UFRGS no âmbito do Programa FORPROF/ SASE/MEC/FNDE, e constitui-se parte deste programa. A abordagem da pro- gramação do curso foi multidisciplinar, buscando contemplar a problemática das medidas socioeducativas nas suas diferentes dimensões. Houve, ainda, a participação de técnicos da rede de atendimento para além dos locais de exe- cução das medidas socioeducativas de meio aberto e de privação de liberdade. A dimensão multidisciplinar esteve, assim, presente não apenas nos temas estu- dados, mas nos diferentes perfis dos participantes, o que foi ao mesmo tempo desafio e enriquecimento do curso. Foram trabalhados diferentes eixos teóricos: Fundamentos da Justiça Juvenil; Juventude(s) Contemporânea(s); Educação; Medidas Socioeducativas; Saúde, Ainda que nem todos os professores do curso tenham escrito textos para o livro, ele reflete temas de todos os eixos que compuseram o programa.

Leia mais sobre a obra: Sócioeducação – fundamentos e práticas

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, especialização em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS e MBA em Gestão da Informação em Saúde pela UNISA. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo (FACIS) e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.