Servas e Sempre um Papo lançam projeto 2ª Chance – Roda de Leitura

Encerramento do projeto 2ª – Chance Educação em 2016. Próximo passo será ampliar a iniciativa com o 2ª Chance Rodas de Leitura

Iniciativa vai doar livros, incentivar o hábito da leitura nos presídios e contribuir para a remição das penas

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Sempre um Papo lançaram o projeto 2ª Chance – Roda de Leituras, ampliando o programa 2ª Chance – Educação, que capacita os detentos para participar do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade.

A iniciativa visa sensibilizar e engajar detentas e detentos, funcionando como estímulo para que ocupem seu tempo ocioso e abrindo janelas para mudanças em sua forma de encarar o mundo. O projeto contribui, ainda, para remição das penas, de acordo com a Recomendação nº 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As Rodas de Leitura serão oferecidas a turmas de até 20 pessoas privadas de liberdade em presídios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Também vão ocorrer Rodas direcionadas a gestantes e ao público LGBT, com a intenção de trabalhar temas de interesse específico. O projeto contará, ainda, com uma campanha de doação de livros para a recomposição do acervo das bibliotecas das penitenciárias.

“Queremos envolver internos e estimular neles o hábito de ler. Acreditamos que a leitura é uma atividade que, além de prazerosa, é capaz de descortinar horizontes, ampliando a capacidade de reflexão de todos que dela se ocupam. Num presídio, ler é muito importante já que o conhecimento, nesse caso literalmente,  é libertador”, observa a presidente do Servas, Carolina Oliveira Pimentel.

Leia matéria completa

Tags , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, especialização em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS e MBA em Gestão da Informação em Saúde pela UNISA. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo (FACIS) e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.