Dificuldades na leitura: um estudo com as detentas educandas do I Segmento da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa em Aquiraz-CE

Autor: Fabiene Alves Coutinho

Resumo: O tema da presente monografia foi: “Dificuldades na leitura: um estudo com as detentas do I segmento da educação de jovens e adultos no Instituto Penal Feminino Desª Auri Moura Costa em Aquiraz/ Ce. Teve como objetivo geral foi: Identificar as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura pelas educandas do I segmento da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa e como problema de pesquisa: Quais as dificuldades encontradas pelas educandas da Educação de Jovens e Adultos do I segmento do Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa no processo de aprendizagem da leitura? Somente através da educação ainda que tardia que o ser humano pode conseguir transformações significativas em sua vida social e profissional. A Educação de Jovens e Adultos tem sua realidade, onde cada educando tem sua carga de conhecimento e suas experiências de vida adquiridas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Nos procedimentos foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e foram realizadas durante as aulas ministradas no interior da unidade prisional. As categorias encontradas na pesquisa foram: abandono dos estudos, dificuldades na leitura, importância da leitura e continuidade dos estudos quando estiver em liberdade. Conclui-se que embora muitas das educandas entrevistadas tenham consciência da necessidade dos estudos, algumas estão frequentando as aulas pela remição da pena ou até mesmo para o tempo passar mais rápido no cárcere.

Orientador: Rejane Mary Moreira

Área de concentração: Educação

Instituição:  Universidade Federal do Ceará Ano: 2012

Download: PDF

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.