A importância do ensino da leitura na vida cotidiana e na ressocialização dos educandos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto

Autor: Izabel Cristina de Farias

Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a importância do ensino da leitura na vida cotidiana e na ressocialização dos privados de liberdade da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto, localizada no município de Itaitinga Ceará, com objetivo de mostrar as possibilidades que favoreça o hábito pela leitura, com isso propiciando o desenvolvimento social e intelectual dos educandos da Unidade Prisional acima citada. A metodologia empregada na presente pesquisa foi qualitativa e quantitativa realizada através de aplicação de questionários com educandos e educadores. De acordo com os resultados encontrados constatou-se que, apesar da leitura se constituir em um ato relevante para o crescimento cognitivo, profissional do educando, no ensino da leitura nesta unidade, foi identificado barreiras que dificultam o desenvolvimento deste ato, como a falta de uma biblioteca e projetos direcionados a leitura. Nesse contexto a pesquisa concluiu que o ensino da leitura na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto, não tem contribuído , de forma significativa, para a vida destes educandos, bem como para o processo de ressocialização. Os resultados do estudo sugerem a implantação de uma biblioteca constituída de acervo diversificado e acessível á todos os educandos, para que ocorra efetivamente a formação de leitores e o bom retorno ao convívio em sociedade.

Orientador: Rejane Mary Moreira 

Área de concentração: Ciências Humanas: Educação

Instituição:  Universidade Federal do Ceará Ano:

Download: PDF

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.