Pedagogia Social e a Socioeducação: concepções e significados das ações socioeducativas para os adolescentes em cumprimento de medida em meio aberto

Autor: William Vinicius Pinto

Resumo: Esta dissertação investiga e analisa a concepção e os significados das ações socioeducativas para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de meio aberto à luz da pedagogia social e da socioeducação, procurando apreender, por meio de seus próprios argumentos, os elementos do processo de acompanhamento pelo qual passa em função da medida que incidem no seu modo de ver a escola, a sociedade e o seu estar no mundo. A questão da pesquisa é compreender o lugar da escola e da comunidade no processo de socioeducação sobre a ótica dos adolescentes, que são expurgados das instituições enquanto carregam o estigma de infrator. Este trabalho, ao falar de adolescente em conflito com a lei, localiza-o em segmento social destituído de direitos elementares, inserido em territórios aos quais lhe impõe inúmeras vulnerabilidades. O processo investigativo tomou como referência as bases da pedagogia social espanhola e o seu desenrolar no Brasil, alicerçado a teoria freiriana, sobretudo, de que os oprimidos desenvolvem saberes a partir da vida por eles vivida e tais saberes não devem ser negligenciados pelas instituições públicas, pois articulados a outros conhecimentos contribuirão para que os adolescentes superem a sua situação conflituosa com a justiça. Por se tratar de pesquisa qualitativa, da entrevista coletiva realizada com 08 adolescente, assim como da experiência do pesquisador no campo em que se inscreve na investigação, foram extraídos os materiais empíricos que deram base a este estudo.

Orientador: Maurício Pedro da Silva

Área de concentração: Educação

Instituição:   Universidade Nove de Julho / Ano: 2019

Download: PDF

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.