Educação nas prisões: desafios e possibilidades do ensino praticado nas unidades prisionais de Manaus

Autor: Alice Silva do Prado

Resumo: Esta dissertação analisa as problemáticas e as possibilidades referentes à oferta de ensino aplicada nas prisões da capital do Amazonas. Primeiramente, busca analisar como a proposta
de educação chegou aos presídios de Manaus e como estas práticas são pensadas pelas pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Ao considerar as particularidades do sistema penitenciário que interferem diretamente nos resultados da proposta de ensino, a pesquisa adota como campo de estudo alguns dos principais presídios de Manaus, principalmente o Centro de Detenção Provisória (CDP) e a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). A partir das referências bibliográficas, das falas dos professores e de seus alunos em situação de privação de liberdade, observou-se que as perspectivas futuras relacionadas ao ensino nestas unidades tendem a trazer mudanças significativas para a população carcerária e para sociedade em geral, desde que haja empenho por parte dos múltiplos agentes envolvidos no processo educativo voltado para os detentos.

Orientador: Maria Auxiliadora de Souza Ruiz

Área de concentração: Sociologia.

Instituição:  Universidade Federal do Amazonas – UFAM / Ano: 2015

Download: PDF

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, especialização em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS e MBA em Gestão da Informação em Saúde pela UNISA. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo (FACIS) e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.