Direito a educação: políticas públicas para a ressocialização através da educação carcerária na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa

Autor: Joslene Eidam Zanin

Resumo: O presente trabalho tem por escopo delinear um panorama da atual condição do sistema penitenciário brasileiro, tratando do papel ressocializador que a educação desempenha na política de execução penal. Por meio de exames documentais e de coleta de relatos em entrevistas semi-estruturadas e questionários aplicados à coordenação pedagógica, professores e educandos presos sobre a importância do padrão de política pública de educação penitenciária aplicado no Estado do Paraná, procurou-se compreender a função que a educação de jovens e adultos, realizada através do Ceebja Odair Pasqualini, escola inserida na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, exerce no sistema penitenciário paranaense, apresentando e analisando as relações entre educação escolar e ressocialização inseridas em um sistema penal. O referencial teórico utilizado tomou por base principalmente as reflexões de Michel Foucault, propondo-se analisar a política de educação carcerária desenvolvida nos presídios do Estado do Paraná em cumprimento ao disposto no artigo 205 da Constituição Federal de 1.988 e artigo 83 da Lei de Execução Penal – Lei 7.210 de 11 de julho de 1984, considerando como prioritária a percepção que a coordenação pedagógica e os professores possuem em relação a essa política pública desenvolvida pelo Estado; e como os educandos em cumprimento de pena na instituição avaliam a educação da qual fazem parte. Diante da parca produção acadêmica e da peculiaridade do tema relacionado a essa área de estudo, espera-se que esse trabalho possa colaborar com a pesquisa sobre a ressocialização carcerária e a instituição de políticas públicas próprias para a educação no cárcere.

Orientador: Rita de Cassia da Silva Oliveira

Área de concentração: Educação

Instituição:  Universidade Estadual de Ponta Grossa / Ano: 2008

Download: PDF

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.