As medidas socioeducativas, o cinema e a produção de narrativas sobre a história das mulheres: uma experiência no Centro Socioeducativo Feminino (CESEF)

Autor: Helison Geraldo Ferreira Cavalcante

Resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo apresentar a metodologia e as ideias na qual se fundamentou uma experiência de produção de narrativas em ensino de história, realizada na Escola Antônio Carlos Gomes da Costa, situada na cidade de Ananindeua, Estado do Pará, no ano de 2018. Através da referida experiência, o professor de história, atuante no Centro Socioeducativo Feminino, um dos anexos desta instituição, trabalhando em conjunto com suas alunas, todas adolescentes, do sexo feminino, privadas de liberdade e em cumprimento de medidas socioeducativas, com idade entre os 12 e os 21 anos, produziu um livro, de caráter paradidático, intitulado Nossa História das mulheres: representações do feminino no cinema e na sala de aula. Na produção deste livro foram utilizados textos-base, escritos pelo professor, a partir da análise de literatura pertinente sobre o tema da história das mulheres, que foram enriquecidos com as contribuições das alunas, que fizeram observações e comentários sobre a temática, durante discussões e atividades realizadas em sala de aula, a partir de suas experiências de vida. Esta produção possibilitou às socioeducandas adquirir a oportunidade de serem coautoras de um livro, o que fortaleceu a sua autoestima enquanto estudantes, favorecendo a sua reinserção social e estimulando habilidades e competências relativas à leitura, interpretação e análise de fontes históricas, bem como à produção de relatos sobre o passado.

Orientador: José do Espírito Santo Dias Júnior

Área de concentração: Ciências Humanas::Historia Regional Do Brasil

Instituição: Universidade Federal do Pará  Ano: 2019

Download: PDF

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.