A política educacional do proeja : limites e possibilidades do PROEJA FIC para a formação dos detentos da penitenciária de Uberaba, MG

Autor: Giselle Abreu de Oliveira

Resumo: Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação, possuindo como temática central o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) e sua implementação na Penitenciária de Uberaba. O objetivo do trabalho foi analisar e compreender os fundamentos políticos, históricos e sociais do programa, bem como seus limites e possibilidades para a formação dos detentos da referida unidade prisional. O estudo adotou como fundamento epistemológico o materialismo histórico- dialético, constituindo-se em uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo. Para o desenvolvimento da pesquisa foram analisados livros, teses, dissertações, artigos científicos e documentos oficiais de políticas públicas relacionadas à educação profissional e de jovens e adultos. Foram ainda analisados documentos referentes ao Proeja disponíveis nas instituições participantes da pesquisa, tais como Projetos Pedagógicos, Planos de Trabalho, Planilhas de Orçamentos e Gastos, dentre outros. Foram ainda realizadas dez entrevistas semi-estruturadas, cujos sujeitos foram detentos que participaram do Proeja de 2009 a 2012 e a então coordenadora local do programa no mesmo período. Nossas análises nos permitiram concluir que, apesar do discurso de educação integral que permeia a política do Proeja, a integração entre a educação básica e a educação profissional na Penitenciária de Uberaba não foi alcançada em sua totalidade, devido, dentre outros aspectos, a questões estruturais da sociedade, à associação histórica entre profissionalização e precarização do trabalho e à organização do sistema prisional.

Orientador: Gabriel Humberto Muñoz Palafox

Área de concentraçãoEducação

Instituição:   Universidade Federal de Uberlândia Ano: 2015

Download: PDF

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, especialização em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS e MBA em Gestão da Informação em Saúde pela UNISA. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo (FACIS) e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.