Gênero e currículo: olhares sobre a educaçao em espaços de privação de liberdade

Autor: Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Maria Gabriela Parenti Bicalho, Eunice Maria Nazarethe Nonato, Cristina Salles Caetano, Juliana Souza Sobrinho, Sabrina Ferreira Rosa

Resumo: Este artigo discute a Educação de Pessoas Jovens e Adultas – EJA – em espaços de privação de liberdade, em diálogos com os campos teóricos de gênero e currículo. Tal discussão apoia-se na apresentação dos dados de uma pesquisa realizada em três instituições prisionais tipicamente femininas do Estado de Minas Gerais e coletados por meio de questionário aplicado a 137 mulheres, entrevistas realizadas com 10 alunas de uma dessas instituições e com 02 pedagogas responsáveis pelo acompanhamento da experiência educativa escolarizada oferecida às mulheres nas instituições em que se configurava a oferta, além da análise dos projetos pedagógicos das propostas de escolarização implementadas pelas instituições. Os dados confirmam a prevalência, nessas instituições, de mulheres jovens, que vivem a condição de provedoras; são mães e possuem baixa escolaridade. A análise das experiências vivenciadas pelas mulheres nas escolas das instituições pesquisadas revela o silenciamento no currículo, de temas relativos às suas próprias vidas, e a reprodução dos modos de funcionamento da prisão na escola, bem como a universalização e infantilização dos sujeitos da Educação de Pessoas Jovens eAdultas. A análise dos dados conduz à consideração da complexidade das relações entre gênero, sistema prisional e educação de pessoas jovens e adultas que se explicita nas desigualdades de gênero historicamente instituídas e nas desigualdades educacionais.

Download: PDF

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.