Educação superior no contexto do cárcere: um relato de experiência sobre a inclusão no ensino superior de mulheres apenadas

Autor: Eunice Maria Nazarethe Nonato, Clemildo Anacleto da Silva

Resumo: O presente artigo mostra o resultado parcial de uma pesquisa realizada no Presídio Feminino Madre Pelletier (PFMP), em Porto Alegre, entre março de 2006 e março de 2009, onde ocorreu um curso de graduação em serviço social, oferecido na modalidade regular, pelo Centro Universitário Metodista IPA (Instituto Porto Alegre) às apenadas, agentes penitenciários(as) e funcionários(as) da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). O estudo objetivou conhecer como se daria a experiência do IPA no contexto do cárcere, realizando a formação acadêmica desta população. A formatura das primeiras alunas integrantes do Projeto Madre Pelletier ocorreu em 2009. Utilizou-se neste estudo a metodologia de estudo de caso. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas e por meio de observação participante de todo o processo vivenciado pelo IPA dentro do PFMP. Os resultados obtidos com o projeto demonstram a significativa relevância social da inclusão de mulheres apenadas no ensino superior.

Download: PDF

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.