Educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade no brasil: questões teóricas, políticas e pedagógicas

Autor: Elionaldo Fernandes Julião

Resumo: A educação e o trabalho são compreendidos no Brasil hoje como dever social e condição de dignidade humana para os sujeitos jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade. Levando em consideração tais questões, este artigo, fundamentado em uma concepção crítica sobre o papel do sistema penitenciário na sociedade contemporânea, tem como objetivo analisar suas perspectivas teóricas, políticas e pedagógicas, principalmente dialogando com os conceitos relacionados a garantia de direitos, políticas públicas, incompletude institucional, socialização e socioeducação. Em síntese, a partir da análise da experiência brasileira de educação implementada no ambiente prisional, propõe-se investir na discussão sobre as principais questões que envolvem hoje o tema na sociedade contemporânea.

Download: PDF

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, especialização em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS e MBA em Gestão da Informação em Saúde pela UNISA. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo (FACIS) e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.