A reinserção social de egressos do sistema prisional por meio de políticas públicas, da educação, do trabalho e da comunidade

Autor: Armando de Azevedo Caldeira Pires, Thérèse Hofmann Gatti

Resumo: Neste artigo, apresentamos a questão da presença marcante da violência em nosso quotidiano, em particular refletindo sobre o aumento considerável do número de detentos nos últimos dez anos. Fazemos considerações sobre o término do tempo de cumprimento das penas e a situação destes cidadãos ao regressarem à sociedade. Identificamos a falta de perspectivas e as “portas fechadas” da sociedade que raramente permite uma segunda chance a estas pessoas. Mostramos alguns exemplos de ações de perspectivas de reinclusão social desta camada da sociedade. Por fim, relatamos o Projeto da Universidade de Brasília “Reciclando Papéis e Vidas”, com o apoio financeiro do Ministério da Justiça e da ONG Brazil foundation.

Download: PDF

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.