A oferta da educação escolar no núcleo ressocializador da capital (Maceió): avanços e limites da legislação do sistema prisional

Autor: Maria da Conceição Valença da Silva, Amanda de Oliveira Nicácio Calheiros, Beatriz Correia Neri de Araújo

Resumo: O estudo teve como objetivo compreender a oferta da educação escolar na unidade prisional Núcleo Ressocializador da Capital, em Maceió/AL, diante dos limites e possibilidades do sistema prisional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos metodológicos foram: pesquisa bibliográfica e análise documental. Quanto aos resultados: a oferta da educação em prisões é fundamental; na última década o Brasil, assim como o estado de Alagoas, avançaram com dispositivos legais que orientam a oferta da educação em prisões; a educação escolar é reconhecida no Núcleo Ressocializador da Capital; a unidade prisional é capaz de promover processos de ressocialização e de reinserção social de sujeitos encarcerados por meio da oferta do trabalho e da educação, mas, carece avançar na compreensão educativa que privilegie a conscientização dos sujeitos privados de liberdade, como seres sociais.

Download: PDF

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, especialização em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS e MBA em Gestão da Informação em Saúde pela UNISA. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo (FACIS) e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *