A educação de pares em contexto prisional: representações de reclusos acerca do seu potencial de capacitação e empoderamento

Autor:  Andreia Nisa, Diana Castro, Telma Passos e Helena M. Carvalho

Resumo: A educação de pares é uma metodologia relevante na intervenção no contexto prisional. O objectivo do presente estudo é analisar as representações sobre as implicações desta metodologia na promoção do desenvolvimento pessoal e social de reclusos. Nesse sentido foram realizados 6 focus groups com 25 reclusos que beneficiaram da formação de educadores de pares implementada no âmbito do projecto Inclus@ no Estabelecimento Prisional da Guarda. Na análise emergiram 4 categorias: valorização do sentido de competência pessoal; reforço de competências sociais; aumento da capacidade de participação no espaço público e empoderamento do indivíduo. Os resultados serão discutidos problematizando o papel que a educação de pares pode ter no contexto prisional.

Download: PDF

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Cristina de Carvalho

Arquivista na NTX It Solutions, pós-graduanda em Gestão Eletrônica de Documentos pela USCS. Foi Bibliotecária na Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo e Auxiliar de Biblioteca na UNISA. Bibliotecária formada pelo UNIFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.